Está em fase adiantada de construção "a primeira subestação verde da Rede Eléctrica Nacional (REN) em Portugal". O empreendimento está localizado no concelho de Freixo de Espada à Cinta, junto à localidade de Lagoaça, "e obedece" as normas decretadas pela Declaração de Impacte Ambiental.
Corpo do artigo
O investimento previsto é de cerca de 27 milhões de euros, para uma infra-estrutura integrada na paisagem envolvente, que implica a ocupação de uma área total de 219 mil metros quadrados.
Segundo Artur Lourenço, da REN, o projecto vem reforçar a capacidade de troca de energia eléctrica entre Portugal e Espanha dada a sua proximidade da fronteira, onde existem um número significativo de barragens no troço internacional do Douro, bem como aumentar a capacidade de recepção de potência resultante das energias renováveis (fotovoltaica e eólica) naquela região.
O enquadramento da Subestação de Lagoaça, na zona do Parque Natural Douro Internacional, tem como base as características do local, "privilegiando" a diversidade ecológica existente e as tipologias culturais. A infra-estrutura adoptou, a arquitectura do Norte do País. Está ser usada pedra granítica, telhas lusas e aço corten. Está ainda prevista a plantação de pequenos grupos arbóreos de freixos e carvalhos.
Na zona do Douro Internacional, existe actualmente um valor bastante significativo de potência instalada em centrais hidroeléctricas e também um valor elevado na capacidade das interligações de energia eléctrica entre as redes portuguesa e espanhola.