Organização espera retomar número de participantes da pré-pandemia. Nadadores-salvadores e bombeiros estarão de prevenção na praia de Ílhavo.
Corpo do artigo
Cerca de 800 pessoas são esperadas na próxima segunda-feira, dia 1 de janeiro, na praia da Barra, em Ílhavo, para o “Banho dos Magníficos”. A iniciativa, organizada pela Associação dos Amigos da Praia da Barra, espera assim retomar os números de 2020, já que em 2021 e 2022 houve condicionamentos devido à pandemia de covid-19 e, em 2023, o mau tempo afastou muitos entusiastas.
“O ano de 2020 foi o mais participado, passamos das 800 pessoas. Queremos chegar pelo menos a esse número”, disse esta sexta-feira ao JN o presidente da associação, Manuel Trovisco, receando que o mau tempo leve novamente muitos a desistirem do primeiro mergulho do ano. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê tempo nublado e possibilidade de aguaceiros. A máxima será de 16 graus. Pelas 11 horas, a ondulação na Barra deverá atingir os 2,4 metros e a temperatura da água rondará os 15 graus.
A participação é gratuita. Quem chegar à Barra encontrará um pórtico junto ao paredão, a assinalar o local. A partir das 10 horas haverá “aquecimento”, com zumba e futebol. Pelas 11 horas acontecem os mergulhos (a tradição iniciada em 1981 aponta para que sejam três seguidos, após o sinal). Segue-se o chocolate quente para os corajosos.
Para garantir que tudo corre bem, no local estarão dois nadadores-salvadores, uma moto de água e uma ambulância dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo. Uma cadeira própria para portadores de deficiência estará novamente disponível para que ninguém fique de fora.