O Surf Clube de Viana (SCV) vai lançar em agosto, em parceria com a Federação Galega de Surf, um novo evento transfronteiriço dedicado à modalidade. O CELTA - Circuito Surf Junior, vai decorrer entre os dias 2 e 26, em três etapas, uma no Norte de Portugal e duas na Galiza.
Corpo do artigo
Segundo um comunicado divulgado este domingo pelo SCV, a iniciativa luso-galaica "promete revolucionar o surf júnior, destacar-se no turismo e na sustentabilidade na Eurorregião Galiza-Norte de Portugal".
"Surfistas Sub 18 Masculinos e Femininos de renome serão convidados a participar nesta edição de lançamento", indica o clube organizador, adiantando que a primeira etapa do circuito arranca no dia 2 de agosto, na praia da Arda, em Viana do Castelo. Continuará na praia de Soesto, em Laxe, na Galiza, nos fins de semana de 10 e 11 e de 17 e 18 de agosto. E termina na praia de Pantin, em Valdoviño, também na região galega, nos dias 24, 25 e 26 de agosto.
Nesta última zona balnear da Galiza, vai realizar-se, de 27 de agosto a 1 de setembro, o "ABANCA Pantin Classic Galicia Pro", evento da World Surf League.
Em território português está inscrito no calendário, nos dias 3 e 4 de agosto, o 25.° campeonato Luso Galaico de Surf, Bodyboard e Longboard. "Para Viana do Castelo é uma honra ser o ponto de partida deste novo ciclo que reforça a notoriedade da nossa Eurorregião através do desporto, juventude, sustentabilidade ambiental, cultura e turismo", disse este domingo, Ricardo Rego, vereador do Desporto da câmara de Viana do Castelo.
Román Diez, presidente da Federación Galega de Surf, afirmou que "as expectativas para a edição de lançamento do CELTA são elevadas, não apenas pela união cultural e estratégica do Norte de Portugal e da Galiza mas também pelo potencial de evolução que este evento traz para os surfistas galegos e portugueses".
Luís Pedro Martins, presidente da Região de Turismo do Porto e Norte de Portugal, destacou a importância do novo evento, que "vem ao encontro da estratégia desenhada" para potenciar o turismo da Eurorregião. E revelou que, em breve, será "apresentado o primeiro Cluster de Turismo de uma Eurorregião, com o apoio da CCDR Norte e da Xunta da Galiza".