O Salicórnia é o primeiro ferryboat 100% elétrico a ser construído, e a operar, em Portugal e na Península Ibérica. Foi idealizado pela Câmara de Aveiro, para fazer a ligação entre o Forte da Barra e São Jacinto. Esta sexta-feira, se o mar o permitir, segue viagem para a cidade dos canais.
Corpo do artigo
Chama-se Salicórnia, foi idealizado pela Câmara de Aveiro, para fazer a ligação entre o Forte da Barra e São Jacinto, e executado pelo Estaleiro Navaltagus, do grupo ETE, no Seixal. Hoje vai ser batizado e amanhã, se as condições do mar o permitirem, inicia uma viagem – a reboque – de dois dias até Aveiro, onde deverá começar a operar na primeira quinzena de dezembro.
É o início do adeus ao Cale de Aveiro, o atual ferryboat, que tem cerca de 70 anos e propulsão a combustíveis fósseis. E a mudança não podia ser mais drástica, com o novo transporte público marítimo, o Salicórnia, a ser movido a energia elétrica.