Primeiro Festival das Sopas das Segadas promove gastronomia de Alfândega da Fé
A gastronomia tradicional vai estar à mesa em Alfândega da Fé na primeira edição do Festival das Sopas das Segadas, uma iniciativa que celebra um dos pratos mais emblemáticos da região transmontana.
Corpo do artigo
As Sopas das Segadas são um prato tradicional que, antigamente, costumava ser comido no verão, associado ao alimento dos segadores dos campos de cereal em Trás-os-Montes. Confecionadas com bacalhau, pão, ovos, condimentos e regadas com azeite, as sopas eram um dos pratos usados para alimentar os trabalhadores rurais na zona dos Lagos do Sabor.
Trata-se de uma iniciativa organizada pelo Município de Alfândega da Fé e visa valorizar a gastronomia local, preservar a identidade cultural e promover o território. “Com este festival, queremos valorizar um prato que faz parte da nossa identidade e que merece ser partilhado com quem nos visita”, explicou a vice-presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé, Maria Manuel Silva.
O festival contará com a participação de três restaurantes locais – S. Sebastião, Garfo 2 e O Jardim -, bem como da Comissão de Festas em Honra do Mártir S. Sebastião, de Alfândega da Fé, sendo que cada um deles apresenta as Sopas das Segadas à sua moda. Em simultâneo, decorre o Concurso das Sopas das Segadas, no qual o público pode votar para eleger a favorita.
A entrada tem um custo de 12,5 euros para adultos e 7,5 euros para crianças até aos 12 anos, incluindo a oferta do Kit Segador (prato e caneca de barro) e uma bebida.