A Amadora recebe a primeira edição do Open House Indústria, entre sexta-feira e sábado, com visitas gratuitas a espaços industriais históricos e contemporâneos da cidade, num convite à descoberta do seu legado produtivo e tecnológico.
Corpo do artigo
O evento de entrada gratuita, dirigido ao público em geral, propõe visitas guiadas a empresas, fábricas e instituições ligadas à indústria e à ciência, para "incentivar a reaproximação da sociedade civil aos espaços e protagonistas da produção local".
Promovido pela Associação Portuguesa de Arqueologia Industrial (APAI) e pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, com o apoio da Câmara Municipal da Amadora e entidades locais, o Open House Indústria visa abrir portas ao público de espaços normalmente inacessíveis, e, neste evento quer "dar a conhecer o papel histórico e atual do tecido produtivo da Amadora".
De acordo com um comunicado divulgado pela organização, serão realizadas visitas guiadas a "unidades fabris em funcionamento, centros de investigação, estruturas patrimoniais reabilitadas e equipamentos técnicos de referência na cidade da Amadora", demonstrações técnicas, percursos temáticos e contactos com profissionais e investigadores.
Durante dois dias, os visitantes terão a oportunidade de conhecer por dentro empresas como a Fábrica de Pão de Alfragide (UPAL), o Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG), a Amadora Inova, a unidade da Betão Liz em Alfragide e as antigas oficinas da Sorefame/CP.
Ao mesmo tempo, serão visitáveis espaços patrimoniais como o Núcleo Museológico do Moinho do Penedo - no sábado, entre as 14.30 horas e as 16 horas - e as Reservas Culturais do Museu da Amadora, na sexta-feira, entre as 15 horas e as 16 horas, segundo o programa.
O Open House Indústria "convida a refletir sobre a identidade industrial da Amadora, promovendo o contacto direto com o património material e imaterial que moldou o município", sublinha ainda a organização.
“Para além do resgate da memória, propõe-se estimular o diálogo entre passado e futuro, abrindo novas perspetivas para a valorização da atividade industrial num contexto urbano", acrescenta.
Ainda segundo a organização, as inscrições podem ser feitas por email (museu.arqueologia@cm-amadora.pt) ou telefone (214369090).