Os primeiros 10 artistas vencedores do eixo Criatividade da Convocatória Aberta, projeto da Porto Digital, já são conhecidos. São nomes que vão ocupar o espaço público com arte digital.
Corpo do artigo
Cláudia Teixeira Martinho, S4RA, Francisco Pedro Oliveira, Caló&Queimadela, Ruca Bourbon (aka Dr. Urânio), Elisabete Sousa, Fá Maria, Tiago Cadete, Diana Policarpo e Maria Constanza Ferreira foram os escolhidos de um universo de 42 candidaturas ao novo eixo do projeto Convocatória Aberta. Cada um receberá um prémio de cinco mil euros.
"Estes artistas apresentarão obras que exploram a interseção entre arte, tecnologia e espaço urbano, utilizando linguagens plurais, criando novas formas de diálogo com a cidade e os seus habitantes através de instalações em realidade aumentada, escultura digital, paisagens sonoras, vídeo, entre outras", refere a Porto Digital, em comunicado.
Assumindo a "promoção da criatividade como motor de inovação", com foco "em intervenções artísticas, com expressão digital", a organização refere que os trabalhos serão integrados no contexto da Galeria Digital do Porto.
"A Galeria Digital do Porto, promovida pela Porto Digital em parceria com a Galeria Municipal do Porto, será apresentada no segundo semestre deste ano, e os trabalhos poderão ser visitados em diversos pontos da Baixa da Cidade, fazendo uso do próprio dispositivo móvel, numa lógica de fruição disruptiva, livre, inclusiva e contemporânea", é avançado no comunicado.
"Ficamos impressionados com a qualidade das propostas e a adesão registada evidencia a existência de uma comunidade de inovação tecnológica e artística, empenhada em dinamizar e oferecer novos pontos de vista sobre a cidade. O resultado do concurso, reforça o papel da criatividade como vetor estratégico de transformação urbana e cultural do Porto", afirma Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal do Porto e também vereador com os pelouros da Inovação e Transição Digital e de Finanças, Emprego e Empreendedorismo, além de presidente da Porto Digital citado no comunicado.
O documento explica ainda que a "Porto Digital é uma associação privada sem fins lucrativos, criada em 2004, responsável pela implementação da estratégia do Município do Porto para as áreas da inovação e transição digital. É detida pelo Município do Porto, tendo como associados a Universidade do Porto e a Metro".