Ricardo Rio concorre ao último mandato com sondagens a dar-lhe vantagem em relação à restante competição. Trânsito e transportes públicos são os temas capitais da campanha.
Corpo do artigo
"Confiança" foi a palavra de ordem este fim de semana entre os dois principais candidatos à Câmara de Braga. No sábado, junto a António Costa, Hugo Pires, o candidato socialista, pediu o "voto de confiança no PS" às centenas de pessoas presentes no comício que encheu a principal avenida de Braga. Domingo, no mesmo local, Ricardo Rio, atual presidente da Câmara e candidato ao último mandato pela coligação Juntos por Braga, fez o mesmo pedido aos apoiantes.
"Deem-nos um voto de confiança que não ficam defraudados", frisou. Com todas as sondagens a dar a vitória a Rio, Hugo Pires não parece desistir. "Nas próximas autárquicas há duas opções: uma para quem quer que tudo fique na mesma. E há uma segunda opção, para as pessoas que querem fazer avançar Braga, e ter mais qualidade de vida".
Ladeado pelos candidatos a todas as juntas de freguesia (e antes do concerto de José Malhoa), Ricardo Rio elencou as principais obras dos últimos oito anos e teceu críticas ao Governo. "Apesar do ministro da Educação não se lembrar disso, a Câmara gastou um milhão de euros para pôr computadores nas escolas e para que todos os alunos pudessem trabalhar", afirmou o autarca.
Desatar o Nó de Infias, reduzir o número de carros em circulação na cidade e abrandar o excesso de velocidade nas principais, apostando nos transportes públicos são algumas das apostas dos oito candidatos à autarquia. Alexandra Vieira, BE, Bárbara Barros, CDU, Eugénia Santos, Chega, Hugo Pires, PS, Olga Baptista, IL, Rafael Pinto, PAN, Ricardo Rio, Juntos por Braga, e Teresa Mota, Livre, são unânimes em defender melhores transportes públicos, mais e melhores ciclovias, reduzindo o número de automóveis na cidade.
Ricardo Rio afirmou que só anuncia as obras que já têm projeto aprovado. "A requalificação do Nó de Infias, a intervenção no túnel da Avenida e a Variante do Cávado" são intervenções que o recandidato promete para breve. Hugo Pires acusa a coligação de não ter feito "nenhuma obra" e de gastar "milhões" em promoção pessoal e na aquisição de prémios "de eficácia e origem muito duvidosas", prometendo "muito empenho, trabalho, criatividade e dar o melhor com muita ambição para deixar um concelho sustentável para as futuras gerações".
Outros temas
Outros temas transversais a todos os candidatos são a habitação a custos acessíveis e mais alojamento estudantil.
Contra a abstenção
O apelo ao voto é uma constante em Braga. Os candidatos frisam que "as vitórias só se conquistam nas urnas" e pedem para que todas as pessoas, em todas as famílias, em todas as freguesias, votem para as autárquicas.
A foto mais bonita
De todos os cartazes com a fotografia dos candidatos espalhados por Braga, parece haver unanimidade na escolha do melhor retrato. Bárbara Barros, da CDU, é citada nas redes sociais como tendo "mais estilo" e como sendo mais fotogénica.