O estacionamento na Praça do Comércio, no centro de Ferreiros, em Amares, vai passar a ser pago, através da colocação de parcómetros que funcionarão todos os dias úteis, entre as 9 e as 19 horas. A medida deve entrar em vigor no último trimestre deste ano.
Corpo do artigo
De acordo com o regulamento, que estará ainda em discussão pública durante um mês, os primeiros 15 minutos serão gratuitos e depois passa a ser cobrada uma taxa de 15 cêntimos a cada quarto de hora. O estacionamento será gratuito aos sábados, domingos e feriados.
Serão colocadas máquinas em vários pontos para permitir a retirada de “tickets”, estando igualmente prevista a possibilidade de o pagamento poder ser feito através de meios eletrónicos.
Segundo o presidente da Câmara de Amares, Manuel Moreira, a intenção é “reordenar o estacionamento” e “acabar com os casos de utilização abusiva” dos lugares existentes na praça.
“Havia muitos casos de pessoas que deixavam o carro estacionado durante todo o dia e impediam que outras pessoas o pudessem fazer, para ir à farmácia ou aos espaços de comércio, por exemplo”, disse o autarca ao JN.
Manuel Moreira sublinhou que o regulamento poderá ser “revisto e melhorado” após o período de consulta pública. “Acreditamos que vai haver bastantes participações, sobretudo dos comerciantes que estão instalados na Praça do Comércio”, apontou.
Parque subterrâneo
O projeto de regulamento, a que o JN teve acesso, foi aprovado na segunda-feira em reunião de Câmara e define também as normas de funcionamento e o preçário do parque subterrâneo existente na Praça do Comércio, para o qual haverá várias modalidades.
O regime normal de estacionamento vai aplicar-se de segunda a sexta-feira, entre as 7.30 e as 20.30 horas, e ao sábado, das 9 às 13 horas. Tal como acontecerá à superfície, será paga uma taxa de 15 cêntimos a cada 15 minutos.
Em alternativa, os utilizadores interessados poderão optar pelo pagamento de uma avença mensal de 50 euros para o estacionamento diurno. A avença para o estacionamento noturno – entre as 19 e as 8 horas do dia seguinte – terá o custo de 25 euros mensais. Nos meses de verão está previsto que o parque esteja aberto até à meia-noite.