A procissão das velas, que se realiza, diariamente, a seguir ao Rosário das 21.30 horas, passará a acontecer durante todo o ano, devido ao aumento de peregrinos. Até aqui, a marcha solene do Santuário de Fátima só acontecia entre a Páscoa e o Advento. O ano passado, Fátima acolheu cerca de 6,2 milhões de visitantes.
Corpo do artigo
A decisão de estender a procissão das velas ao resto do ano resulta do aumento de peregrinos no Rosário das 21.30 horas, na Capelinha das Aparições. "Esta mudança resulta da consciência por parte do Santuário da presença cada vez mais regular de grupos de peregrinos, durante todos os meses do ano, não se limitando apenas aos meses de maior afluência", informa o Santuário de Fátima, em comunicado.
Até aqui, "um dos ritos mais emblemáticos de Fátima" só se realizava diariamente entre a Páscoa e o Advento. Agora, a partir do ínicio deste mês, a procissão das velas decorrerá todos os dias, em todos os meses do ano. "Nas grandes peregrinações, que decorrem entre maio e outubro, esta procissão conduz a imagem de Nossa Senhora até ao altar do Recinto de Oração, na noite do dia 12. Nos restantes dias, a procissão cumpre um percurso pelo Recinto de Oração, regressando à Capelinha das Aparições", esclarece a nota do Santuário.
Cerca de 6,2 milhões de peregrinos
Em 2024, o Santuário de Fátima acolheu cerca de 6,2 milhões de peregrinos, sendo que no ano anterior, no qual decorreu a Jornada Mundial da Juventude e a visita do Papa Francisco, os números chegaram aos 6,8 milhões. No entanto, segundo o Santuário de Fátima, "extraindo das estatísticas de 2023 o impacto desses momentos significativos", constata-se que o número de visitantes não caiu em 2024 mas, aumentou.
Entre as nacionalidades que mais visitaram o Santuário em 2024, 54% foram europeus, sobretudo peregrinos de Espanha, Polónia e Itália. Já do continente americano, que representaram 27% das visitas, vieram à Capelinha das Apareições peregrinos dos Estados Unidos, Brasil e México. Os visitantes provenientes da Ásia ficam em terceiro lugar, com 17% das visitas, sendo que os grupos com mas pessoas eram oriundos das Filipenas, Coreira do Sul e Índia.
Pela primeira vez, desde 2010, o Santuário recebeu grupos organizados de três países: Bahrein, Belize e Montenegro. No total, 88 nacionalidades diferenças marcaram presença em Fátima (número superior a 2019 e 2022). Em 2023, com a Jornada Mundial da Juventude, o Santuário recebeu peregrinos de 94 países diferentes.
Quanto aos portugueses, Lisboa lidera o número de peregrinações (319), que levaram ao Santuário cerca de 23 mil peregrinos. Segue-se o Porto, com 190 peregrinações e mais de 22 mil peregrinos e, Braga com 124 peregrinações, com quase 29 mil peregrinos.

