As Festas de S. Bento, em Santo Tirso, vão ter lugar entre 6 e 11 de julho, com o regresso da procissão do santo, prevista para o dia 9 daquele mês. O cortejo religioso não saía à rua há mais de 50 anos. Toy, Fernando Daniel, David Carreira e Wet Bed Gang são os cabeças de cartaz.
Corpo do artigo
No espaço "Há comida na praça" estarão disponíveis ofertas gastronómicas alternativas, com o arraial dos Carvalhais, tasquinhas de associações e coletividades do concelho tudo na Praça Conde de São Bento. É também neste lugar que será montado o palco secundário dos artistas tirsenses.
Segundo o presidente da Câmara de Santo Tirso, Alberto Costa, citado num comunicado, "depois do estrondoso sucesso do ano passado, em que foi batido o recorde de visitantes, o desafio da autarquia e da Comissão de Festas foi acrescentar atrativos que permitam aumentar ainda mais o enorme retorno que as Festas de S. Bento trazem à cidade, tanto em termos económicos, como de notoriedade e de cultura."
O autarca acrescenta ainda: "Este ano, quisemos também recuperar a Procissão de S. Bento, com saída da Igreja Matriz, pois não podemos esquecer que estas festas têm uma forte componente religiosa". Para isso, a organização desafiou "as 25 paróquias do concelho a juntarem-se nesta celebração, que irá passar pelas principais artérias da cidade".
Programa
As festas arrancam no dia 6 de julho, às 19.30 horas, com a inauguração do arraial dos Carvalhais e as atuações da Ritmos CAID, NoName e Ecos da Tuna, no palco secundário. A desfilar pela cidade, às 22 horas, sai à rua a tradicional Arruada de Bombos do Concelho.
No dia seguinte sobem ao palco secundário CASL e Serafim Ferreira, a partir das 19.30. Na Praça 25 de Abril, o palco principal recebe a atuação de Toy por volta das 22 horas. Para finalizar a noite, arranca, das 00.30 às 03.30, o "Há Baile no Largo", na Praça Coronel Batista Coelho, com a música dos DJs Pedro Rodrigues, António Paiva e Pette.
No sábado, 8 de julho, as atividades começam pelas 9 horas com um desfile do Grupo de Zés P"reiras "Os Delaenses". Às 11 horas decorre a sessão solene comemorativa do 38º aniversário da elevação de Santo Tirso a cidade, nos Paços do Concelho. O programa de promoção da atividade física "Santo Tirso a Mexer" terá um" sunset", a partir das 17 horas.
A partir das 19.30, sobem ao palco secundário o Grupo LuzSom, Patrocínia Costa e a Mridangam Band. No palco principal atua Fernando Daniel, às 22 horas. A partir da 00.30 acontece um espetáculo piromusical no Largo Abade Pedrosa e, ao mesmo tempo, o "Há Baile no Largo" contará com música dos djs Rui B. Machado e Echo Sound.
As missas dominicais ocorrem no domingo, 9 de julho, das 9 às 11.30, na igreja matriz, onde sairá a procissão de S. Bento às 17 horas. A partir das 15, o palco secundário do Arraial dos Carvalhais recebe Cantares ao Desafio, Rafael Machado, Marta Miranda, Pontas Soltas e o cantor Rui Costa. Às 22 horas tem início, na Praça 25 de Abril, o concerto dos Wet Bed Gang. Neste dia realiza-se ainda o 19º Concurso de Pesca de S. Bento, nas margens do rio Ave.
Na segunda-feira, 10 de julho, a programação começa às 19.30, no palco secundário, com as atuações do Duo Polifonia e do Conjunto Musical de Santo André. Para as 22 horas está marcado o grande concerto da noite, na Praça 25 de Abril, com David Carreira. No final da atuação, pelas 0.30, haverá fogo de artifício sobre o rio Ave e arranca o "Há Baile no Largo", com os djs Vítor Oliveira e Los Bravos.
No dia 11, feriado municipal, o dia começa às 5 horas com a tradicional Peregrinação a S. Bento, seguindo-se as missas em honra do santo, às 7, 9 e 11 horas, na Escola Agrícola Conde de S. Bento. As celebrações religiosas prosseguem às 18 horas, com a missa solene, na igreja matriz.
Nesse mesmo dia, às 16 horas, o Grupo de Concertinas de Monte Córdova sobe ao palco do Arraial dos Carvalhais. A partir das 19.30, será a vez de atuarem José Morais Silva e Lando. Às 22 horas está marcado o concerto de encerramento das Festas de S. Bento, na Quinta de Fora, ao som do fado da artista Teresinha Landeiro.
Durante as festas realiza-se ainda a Exposição de Colecionismo "S. Bento", organizada pela Associação de Colecionismo Tirsense, que estará patente no antigo quartel dos Bombeiros Voluntários de Santo Tirso.
De 6 a 11 de julho, as Festas de S. Bento vão passar pela Praça D. Maria II, com diversões infantis e comércio de rua, pela Alameda da Ponte, onde ficarão instalados o Parque de Diversões e espaços de venda de artesanato, e pelos Jardins Ribeiro Miranda, que voltarão a ser espaço de restauração.