A "Majestosa Procissão de Triunfo", ponto alto das festas em honra de Nossa Senhora dos Remédios, em Lamego, esteve comprometida este ano devido à falta de bois, que, como manda a tradição, são responsáveis por puxarem os andores com várias imagens, entre eles o da padroeira da cidade duriense.
Corpo do artigo
O secular desfile religioso está agendado para a tarde do dia 8 de setembro, sendo que não se realizou nos últimos dois anos devido à pandemia, o que faz com que este regresso esteja a ser encarado com uma enorme expectativa.
Apesar disso, a organização do desfile religioso deparou-se com um problema com o qual não contava: a falta de bois. Há quatro décadas envolvido na realização da procissão, o padre Fernando Albano Cardoso diz que "só este ano é que houve dificuldades em arranjar os animais". "Foi mais difícil do que era normal, as pessoas desfizeram-se dos seus bois", explica ao JN.
Andámos desde julho à procura dos bois e só agora os encontrámos, não foi fácil, tínhamos quatro e depois lá foram aparecendo mais
Depois de muitos contactos, em Lamego foram arranjadas duas juntas, os outros bois virão de Chaves, Vila Pouca de Aguiar, Amarante e Penafiel para fazer cumprir uma tradição que remonta a finais do século XIX. "Andámos desde julho à procura dos bois e só agora os encontrámos, não foi fácil, tínhamos quatro e depois lá foram aparecendo mais", conta.
O padre Fernando Albano Cardoso garante que mesmo sem bovinos "a procissão iria sair à rua, mas tinha que se fazer de outra maneira".
A "Majestosa Procissão de Triunfo" é a única no país a ter uma autorização especial do Papa, que data de 1923, permitindo a sua realização com animais. A tradição manda que os coches com os andores sejam puxados por bovinos, mas apenas machos. As vacas não podem ser usadas porque têm menos força. São 17 os bois que irão participar na procissão, puxando cinco andores.
Festa até 9 de setembro
O desfile religioso começa na Igreja das Chagas e termina na Igreja de Santa Cruz, percorrendo algumas das principais ruas da cidade de Lamego. Na assistência estão sempre milhares de pessoas.
A Marcha Luminosa, a 6 de setembro e a Batalha das Flores, no dia seguinte, são os outros momentos marcantes das Festas de Nossa Senhora dos Remédios. A romaria teve início a 25 de agosto e termina 9 de setembro.