Uma empresa de capitais holandeses e portugueses está a captar jovens investidores para desenvolver, em Chaves, uma unidade de produção de cogumelos de grande escala. Em fase de pleno funcionamento, a produção anual poderá atingir os 6 milhões de quilos de cogumelos brancos e dar trabalho a 200 pessoas.
Corpo do artigo
O investimento será realizado na zona industrial, numa área de 50 mil metros quadrados, e terá capacidade para acolher entre 36 e 40 investidores.
De acordo com um dos administradores do projeto, Nuno Luz, a ideia é que o negócio funcione como uma cooperativa empresarial. "Nós ensinamos a produzir, garantimos o escoamento e prestamos ainda assistência para que os jovens possam beneficiar do programa de apoio ao desenvolvimento rural (PRODER), para a construção do armazém onde será feita a produção", explica o empresário, revelando que já "há jovens em formação".
O projeto prevê ainda a construção de uma estrutura com uma área frigorífica para armazenar a produção, que se destinará quase exclusivamente à exportação. "A escolha de Chaves foi precisamente por estar mais perto da Europa", explica o mesmo empresário.
Neste momento, o projeto aguarda "luz verde" da Câmara Municipal, que está em vias de aprovar a constituição do direito de superfície. Nesta primeira fase, o acordo prevê, segundo o vereador António Cabeleira, o direito de superfície da área por um período de entre 20 e 30 anos, a um preço de 0,10 cêntimos o metro quadrado. Passado o período em causa, o acordo prevê a venda da totalidade do terreno, a 50 cêntimos o metro quadrado.
No próximo dia 20, o projeto será apresentado ao público numa sessão de esclarecimento que terá lugar no Auditório do Centro Cultural de Chaves.