Jovem de 21 anos de Varzigueto, em Mondim de Basto, encontrou na escola um aliado e terminou formação técnica.
Corpo do artigo
João Alves é um jovem como poucos que ainda vão resistindo nas mais recônditas aldeias de Portugal. Aos 21 anos nunca se sentiu tentado a sair de Varzigueto, em Mondim de Basto, para tentar a sorte. Quer mesmo continuar a ser pastor e seguir a tradição da família. Mas João não quer ser só mais um pastor, quer ser melhor pastor. Nos últimos dois anos, marcados pela pandemia, fez um enorme esforço para concluir o 12.º ano e encontrou na escola o aliado ideal para essa aventura. Uma escola com professores raros, capazes de lhe irem dar aulas na montanha, no meio do rebanho, ou em casa do pastor.
"Até ao nono ano, não gostava muito da escola, não tinha nada ligado à agricultura, mas depois comecei a adorar, quando fui para Fermil", contou ao JN. Em Fermil, no vizinho concelho de Celorico de Basto, encontrou a motivação na Escola Profissional e Agrícola. "Gostei muito das aulas", recordou, salientando um episódio que o marcou de forma positiva. "O professor falou do 'Guardador de Rebanhos', de Alberto Caeiro, e expliquei à turma o que fazia e senti-me muito bem. Alguns dos meus colegas não tinham noção do que é esta vida de pastor".
De motivação em motivação até ao dia em que uma pandemia mandou tudo para casa e as aulas começaram a ser dadas da forma possível. "Ando com as cabras na serra e não tinha muito tempo para ir à escola. Faltava-me completar alguns módulos. Na aldeia, não há grande Internet e complicou", disse, entre os cerca de 350 animais que diariamente pastoreia pela serra do Alvão. Foi de quando em vez à escola, onde tinha sempre um professor para o receber, mas os professores também se deslocavam a Varzigueto para o ajudarem, no meio dos montes, entre as cabras, ou em casa de João.
"negócio com futuro"
Nesta junção de esforços conseguiu concluir o 12.º ano. "Fiz o Curso de Técnico de Produção Agropecuária sempre a pensar em ser pastor", frisou. Mas se não quer sair da aldeia nem deixar de ser pastor, para quê o esforço de concluir os estudos? "Sem o 12.º ano é como se não tivéssemos andado na escola. Quero meter um projeto de jovem agricultor para poder receber financiamento e aumentar o rebanho e as condições. O negócio está muito bom. Mais cabras tivesse, mais vendia, e é um negócio com futuro. A raça bravia é das melhores que há, tem muita qualidade", assegura orgulhoso.
Os pais incentivaram-no muito nesta caminhada, mas a escola teve um papel preponderante. Leonel Castro, coordenador do Apoio e Acompanhamento dos Alunos em Situação de Exclusão, da Escola de Fermil, fez a ligação. "Os professores perceberam a dificuldade que o João tinha em ir à escola e nós íamos trazendo aqui material, algumas explicações eram dadas na aldeia dele, em casa e no meio do rebanho, e conseguiu em dois anos concluir a escolaridade", explicou. Este professor não esquece o "orgulho" dos pais quando o diploma foi entregue e salienta que "estes alunos encontram na escola algo que os cativa, que tem a ver com eles".
Escola
"Transformamos o dinheiro do Estado em ouro"
Fernando Fevereiro é o diretor da Escola de Fermil, que desempenha um papel social relevante na região. "Esta forma de agir com os alunos, como no caso do João, é para nós uma "guerra" e cada um deles é uma "batalha"". Com um corpo docente e não docente imbuído de espírito de missão, o diretor realça a entrega de todos para olhar para cada um dos alunos como um caso específico. "O que nós ganhamos com isto é o que não aparece na folha de vencimento. É o empregar o dinheiro do Estado num serviço social. Transformamos este dinheiro em ouro", comparou. "São jovens que não têm alternativa e aqui não são números, têm nome e sentem-se identificados com a escola. Puxamos para cima estes miúdos de classes mais baixas e isso dá-lhes uma alma grande", sintetizou.
Rebanho
350 cabras de raça bravia constituem o rebanho de João Alves. O jovem pastor quer mais e melhores condições porque, acredita, é um negócio promissor. Diz que se mais tivesse, mais vendia.