O programa Bata Branca, criado para garantir a assistência médica a moradores da Azambuja que não têm médico de família, já realizou mais de cinco mil consultas. Este projeto está em funcionamento desde junho de 2023, no centro de saúde de Azambuja e posto médico de Aveiras de Cima.
Corpo do artigo
No seu primeiro ano de funcionamento, o projeto Bata Branca teve um total de 5435 consultas médicas, 685 referenciações hospitalares e 366 certificados emitidos. A iniciativa nasceu de um acordo celebrado entre a Cerci-Flor da Vida de Azambuja, a Administração Central do Sistema de Saúde e o Município de Azambuja, garantindo consultas presenciais e teleconsultas. Neste caso, destinam-se a utentes sem médico de família que se encontram em situação de dependência no domicílio e impedidos de se deslocarem. Só este ano, a Câmara de Azambuja já gastou mais de 29 mil euros para garantir essa assistência.
O programa começou com o atendimento por oito médicos e uma enfermeira e, atualmente, já conta com a adesão de 12 médicos e uma enfermeira. As consultas funcionam de forma programada e a marcação terá de ser feita pelos números de telefone 961044605 ou 961030457, entre as 8 às 16 horas. Também é possível marcar a consulta presencialmente no Centro de Saúde de Azambuja, no horário das 9 às 13 horas e das 14 às 16 horas.