O projecto de "Gestão Inovadora e Integrada do Estacionamento nos Bairros Históricos de Lisboa", da Empresa Pública Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa, recebeu o primeiro prémio da Categoria de Estacionamento à Superfície, anunciou a Associação Europeia de Estacionamento.
Corpo do artigo
O concurso europeu sobre inovação na gestão de estacionamento e mobilidade atribuiu o primeiro prémio ao projecto da Empresa Pública Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (EMEL). A instituição portuguesa concorreu contra a Park Rite (Irlanda) e a Vinci Park (Inglaterra).
O XV Congresso da Associação Europeia de Estacionamento (EPA) decorreu em Torino, Itália, entre 14 e 16 de Setembro, e procurou "destacar os produtos e serviços das entidades envolvidas no projecto e gerar o debate sobre as perspectivas e desafios do estacionamento nas cidades europeias".
Segundo a agência Lusa, a organização classificou o projecto da empresa portuguesa como um "trabalho de excelência desenvolvido pela EMEL na gestão integrada da mobilidade e estacionamento, com ênfase nos bairros históricos da cidade de Lisboa". Os pontos fortes do projecto apontados pela EPA são referentes às vias de acesso, como a Via Verde ou o Cartão Viva Viagem Bairros Históricos, e a um sistema experimental de acesso remoto, controlado pelo utente.
A organização do concurso referiu, também, que "o projecto demonstra ainda a importância do Sistema de Centralização de Apoio à Gestão e Exploração (SCAE), que consegue centralizar e monitorizar toda a informação em tempo real permitindo uma gestão mais eficiente e oportuna dos meios técnicos e humanos disponíveis, em conformidade com o comportamento da procura de estacionamento na cidade"
O principal objectivo da EMEL é a gestão da mobilidade e do estacionamento na capital, recorrendo à gestão e fiscalização de lugares na via pública, de parques e de bairros históricos.