Projeto disponibiliza 153 bicicletas para pedalar duas horas na região de Viseu. Durante 60 dias será gratuito
Corpo do artigo
Mais de 150 bicicletas foram colocadas à disposição da população dos 14 concelhos da região Viseu Dão Lafões. O projeto bora! de bicicletas partilhadas da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão-Lafões tem, como objetivo, promover hábitos de vida saudáveis e contribuir para uma mobilidade mais sustentável. A utilização será gratuita nos primeiros 60 dias para incentivar a sua utilização.
As 153 bicicletas estão disponíveis em 39 estações com um total de 245 docas (ou seja, lugares). Estão disponíveis todos os dias, entre as 8 e as 20 horas e cada utilização tem o período máximo de uma hora dentro do perímetro do concelho onde a viatura foi levantada. Após a utilização, a bicicleta deve ser entregue no mesmo concelho. Cada utilizador poderá usufruir do sistema duas horas por dia.
O secretário executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, explica que, na primeira utilização, cada utilizador necessita de se registar num dos balcões de atendimento dos municípios.
Maiores de 16 anos
Depois disso, as 153 bicicletas poderão ser utilizadas através de um cartão ou de uma aplicação para o telemóvel que as desbloqueia das docas. Todos os utilizadores dispõem, automaticamente, de um seguro de responsabilidade civil e de acidentes pessoais. As bicicletas bora! podem ser utilizadas por maiores de 16 anos. No entanto, para os ciclistas que ainda não atingiram a maioridade (18 anos), a responsabilidade de utilização terá de ser assumida pelos pais ou pelos encarregados de educação.
A expectativa da CIM é a de que, com esta nova oferta de mobilidade suave, o projeto introduza mudanças ao nível da circulação viária nas zonas urbanas dos concelhos. O presidente da CIM, que é também presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, realçou a importância de "aliviar o trânsito" e de dar oportunidade às pessoas de usarem outros meios de transporte mais ecológicos. "Costuma dizer-se que não há segundo planeta, pelo que temos de tratar bem deste".
O projeto bora! resulta de uma candidatura ao Programa Operacional do Centro e que inclui a componente do sistema público de bicicletas partilhadas e a construção de mais 35 quilómetros de ciclovias. O custo total foi de 5,1 milhões de euros, dos quais 84% financiados por fundos comunitários.
Saber mais
14 concelhos integram a CIM de Viseu Dão Lafões: Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela.