Um projeto comunitário, envolvendo idosos que vivem isolados no concelho de Monção, culmina na apresentação de um espetáculo, este domingo, no Cine Teatro João Verde.
Corpo do artigo
A iniciativa, que foi desenvolvida desde o início deste ano, intitula-se "Trilogia dos Vales", e documenta histórias, modos de viver e práticas laborais únicas do território rural.
É promovida pelo CLDS 4G Monção em parceria com a Associação Cultural Rock"n"Cave, que convidaram o coletivo artístico Space Ensemble. Nuno Alves, deste último projeto, assumiu a direção artística do evento, que será apresentado este domingo, com direção musical do multi-instrumentista Samuel Martins Coelho, direção de fotografia e realização vídeo de Filipe Barreiro, e cenografia de Andrés Pérez Mena. Colaboram com a iniciativa, a socióloga Vera Menezes e a fotógrafa Paula Jiménez, como responsáveis pelo trabalho de recolha levado a cabo ao longo dos últimos meses.
Segundo nota da organização, "a identidade e memória coletiva são a inspiração para o espetáculo final do projeto", que estreia este domingo, às 16 horas, no Cineteatro João Verde, em Monção com entrada livre.
"O objetivo do projeto comunitário Trilogia dos Vales é celebrar o carácter único deste território, e valorizar a população e a sua participação ativa na vida em comunidade e na criação de um objeto artístico que é de todos", informam os organizadores, referindo que "entre os três vales de Monção (Rios Minho, Mouro e Gadanha), o projeto procurou histórias escondidas, que revelam detalhes importantes sobre a tradição,
hábitos e memória destas pessoas".
Destina-se "à inclusão de idosos em isolamento que não estão institucionalizados".