Envolver a comunidade na trajetória dos atletas famalicenses para os Jogos Olímpicos do próximo ano. É este o objetivo do projeto "Famalicão Rio 2016" da Câmara Municipal de Famalicão, que pretende envolver a comunidade e apoiar os cinco atletas do concelho que têm em perspetiva participar no evento.
Corpo do artigo
Luís Silva já está apurado na modalidade de boccia, mas ainda a competir para alcançar o a participação estão o nadador Luís Vaz, Sónia Gonçalves no badminton, e José Azevedo e Filipe Carneiro em atletismo.
A autarquia criou a imagem do "projeto comunitário" e fez um "book" de cada atleta onde consta não só o percurso já feito mas as provas que ainda faltam para alcançar a participação nos Jogos. Além do apoio institucional que a Câmara acredita que abra "algumas portas" a nível financeiro, o "Famalicão Rio 2016" pretende envolver toda a população neste apoio motivacional.
A motivação é, de resto, algo que os atletas destacam. "É muito importante saltar para a água e sentir-me pressionado, no sentido que não estou ali só pela minha vontade mas é toda uma cidade que quer. Não falamos só em dinheiro, falamos em termos motivacionais", explicou o nadador Luís Vaz a quem falta meio segundo para ficar apurado para os Jogos Olímpicos.
Filipe Carneiro, praticante de atletismo em cadeira de rodas não hesita em destacar a importância do projeto ao nível da motivação mas também a nível financeiro. Pois, diz, as despesas são muitas, seja para as competições, seja para os treinos.