A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) emitiu parecer desfavorável ao projeto da EDP de bombar água a partir da albufeira do Touvedo para a do Alto Lindoso, em Ponte da Barca, no Parque Nacional da Peneda-Gerês. É o segundo chumbo da APA em poucas semanas.
Corpo do artigo
Em meados de outubro, foi recusado o projeto híbrido da Finerge para a instalação de energia solar flutuante e eólica em Vieira do Minho e em Montalegre, também no interior do parque nacional.
O projeto da EDP previa a bombagem de água a partir da albufeira do Touvedo para a albufeira do Alto de Lindoso, “voltando a turbiná-la em período posterior”. No entanto, esbarrou na oposição das câmaras de Ponte da Barca e de Arcos de Valdevez.
Impacto nos peixes
Apesar de reconhecer “os benefícios do projeto na concretização dos objetivos energéticos nacionais e na promoção de energias renováveis”, a APA entende que terá “um impacto significativo sobre a comunidade de peixes autótones integrada no Parque Nacional da Peneda-Gerês e na Zona Especial de Conservação da Peneda-Gerês”, como pode ler-se no parecer desfavorável.
No documento, alerta-se que “o projeto não inclui medidas que permitam minimizar a mortalidade direta de exemplares de fauna piscícola, provocando uma alteração na proporção das espécies nativas, com possível afetação do estado” da água.