Projeto para preservar património natural de Famalicão financiado por fundos comunitários
O projeto "Somos Paisagem: Educação e Participação nas Pateiras do Ave" da Câmara de Famalicão viu aprovada a candidatura a fundos comunitários.
Corpo do artigo
O projeto, que pretende implementar um conjunto de ações que se articulam e complementam como processo de criação de uma Paisagem Protegida Local, está orçado em cerca de 70 mil euros e o financiamento será de 50 mil euros.
A capacitação e participação da comunidade para a valorização das Pateiras do Ave, a promoção da educação ambiental para todos com múltiplas atividades e iniciativas de sensibilização e a realização do Festival de Observação da Natureza Pio-Pardo são ações previstas no decorrer do projeto, cuja primeira edição decorreu este ano, no início do mês de setembro.
O projeto quer ser uma ferramenta valorizadora do território, alicerçado no património natural, sendo que já foi feito um levantamento dos valores naturais e culturais a preservar. Está a ser desenvolvido nas freguesias de Fradelos, Vilarinho e Ribeirão, numa área de 3539 hectares, sendo que destes 1500 correspondem a área de Paisagem Protegida Local.
Para o presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Paulo Cunha, "este projeto apresenta-se como uma resposta à necessidade de valorizar o território, suportada em princípios que fomentem a criação de uma cultura cívica e de uma cidadania ativa que mobilize a sociedade em prol do desenvolvimento sustentável".
A área de intervenção do projeto corresponde ao território das 3 freguesias envolvidas, e que representa 3539 hectares, dos quais 1500 correspondem a área da PPL.