A conclusão da elaboração do projeto para requalificar a EN14 (Via Norte), entre os nós do Regado, no Porto, e de Chantre, na Maia, foi adiada meio ano.
Corpo do artigo
A adenda ao contrato estabelecido entre a Infraestruturas de Portugal e a empresa Optimyzer, que ganhou o concurso público lançado, no valor de 394 mil euros, foi publicado no Jornal Oficial da União Europeia.
“A presente adenda tem por objeto prorrogar o prazo do contrato por um período adicional de 180 dias, fixando o dia 03/08/2025 como data chave de entrega da caracterização da situação existente, incluindo propostas de intervenção, e o dia 16/12/2025 como data chave de entrega do projeto de execução, transferindo a sua conclusão para o dia 15/01/2026”, é especificado.
O trabalho passou, assim, a ter um prazo de execução estimado em 480 dias.
Recorde-se que a Câmara da Maia também já adjudicou a elaboração de um anteprojeto para transformar a EN14 em túnel no centro da cidade, criando à superfície uma plataforma com um “vasto espaço público ajardinado, dotado de novas instalações de lazer, incluindo ciclovia”.
Com o contrato firmado a 30 de abril, a elaboração do anteprojeto tem um prazo de execução de 225 dias. O valor do trabalho é de 185 mil euros. O serviço terá três fases: reconhecimento e levantamento topográfico, estudo prévio e entrega final do anteprojeto.