A Fortaleza de Valença foi cenário, esta segunda-feira de manhã, de um simulacro para treino de operações de socorro em situações de incêndio em zonas históricas.
Corpo do artigo
O exercício ‘LIVEX FortEX-2024’, tem por objetivo “treinar as operações de socorro e testar as diferentes valências ao nível da resposta operacional, tendo em vista a melhoria da capacidade de resposta conjunta e integrada dos diversos agentes de Proteção Civil” em situações de incêndios em centro históricos.
“O cenário do exercício é hipotético e deverá permitir a condução das ações a tomar em caso de diversas ocorrências no âmbito da Proteção Civil, de acordo com as capacidades de resposta das entidades participantes”, descreve a autarquia de Valença em comunicado, adiantando, ainda, que a participação no simulacro permitirá aos agentes de Proteção Civil com responsabilidade na área “realizar um treino operacional num ambiente atípico, com a possibilidade identificar contributos de melhoria a implementar no desencadeamento de ações de socorro”.
Em causa está, também, “testar e exercitar a articulação entre as diferentes entidades previstas ao abrigo do Plano Distrital de Emergência e Proteção Civil de Viana do Castelo, em caso de incêndios em zonas históricas. Um plano que, de acordo com o mesmo comunicado, se “assume como um instrumento de gestão operacional dos recursos e equipamentos de resposta operacional conjunta e de articulação entre entidades, agentes de proteção civil) e outros organismos de apoio capazes de responder com eficácia a situações de acidentes e incidentes desta tipologia na Sub-Região do Alto Minho”.
“Os cenários simulados e controlados permitem que as diferentes entidades se familiarizem com as suas missões e situações de emergência que possam ocorrer em áreas semelhantes”, conclui.