A Câmara Municipal de Guimarães inaugurou, a 5 de outubro, abrigos para gatos, idênticos aos que tinham sido projetados pela Sociedade Protetora dos Animais de Guimarães (SPAG), sem lhe dar crédito pela ideia. A associação diz-se "indignada" por ter sido ignorada.
Corpo do artigo
A Câmara de Guimarães assinalou o Dia do Animal, a 5 de outubro, com a instalação, no Largo dos Laranjais, de um abrigo para colónias de gatos. A Sociedade Protetora dos Animais vimaranense (SPAG) ficou surpreendida por ver materializado um projeto, quase igual a um que repetidamente apresentou à Câmara, desde 2016, implementado, sem ser reconhecida pela ideia.
A presidente da SPAG diz que estes abrigos são fundamentais para obter bons resultados no programa de captura, esterilização e devolução (CED) que, afirma, “em Guimarães não está a resultar”.
A casa abrigo, no Largo dos Laranjais, uma zona onde existe uma conhecida colónia de gatos, foi inaugurada no dia 5 de outubro, com a presença da vereadora do Ambiente, Sofia Ferreira. A SPAG, que tem vindo a propor a instalação deste tipo de abrigos, em reuniões com os técnicos do Município e que até já levou o assunto a uma reunião de Câmara, ficou surpreendida por não ter sido convidada para este momento.