Corpo do artigo
A pouco mais de quatro meses das eleições, o PS ainda não anunciou o candidato à Câmara da Lourinhã, presidida por João Anastácio de Carvalho, desde 2013, que ganhou as últimas eleições com 47,5% dos votos.
Já o PSD concorre às eleições coligado com o CDS-PP. O cabeça de lista será o empresário social-democrata Orlando Carvalho e o número dois o independente Pedro Antunes, em representação do CDS. A escolha de Orlando Carvalho foi imposta pela Distrital, depois da rejeição dos dois nomes apresentados pela Concelhia do PSD, o que conduziu à sua demissão em bloco.
O gestor comercial Renato Henriques é a aposta do Chega nas próximas autárquicas. Coordenador do partido na Lourinhã, concorreu como independente pelo CDS à Assembleia de Freguesia de Atalaia, em 1997. Mais tarde, tornou-se militante do PS e fez parte da lista vencedora à Câmara, em 2013, embora não tenha sido eleito, porque ia em sexto lugar. Quatro anos mais tarde, desvinculou-se do PS e, agora, regressa agora à cena política pelas mãos do Chega.
Há quatro anos, o PS ganhou as eleições, com 47,5% dos votos, e elegeu quatro elementos. O PPD-PSD obteve 32,2% e ficou com três vereadores. O CDS-PP teve 9,1% dos votos, o PCP-PEV 4,7% e o PDR 0,5%.