Corpo do artigo
José Luís Gaspar, atual presidente da Câmara de Amarante, voltará a ser o candidato pela coligação PSD/CDS, para tentar um terceiro mandato. Com inúmeras candidaturas de obras a fundos comunitários em carteira, Gaspar aposta em vincar o legado que irá deixar a Amarante. O seu principal adversário será Hugo Carvalho, candidato pelo PS.
Deputado na Assembleia da República e presidente da Concelhia socialista, Hugo Carvalho tem liderado a Oposição na Assembleia Municipal, contestando, sobretudo, as contas da gestão atual.
Pela CDU avança António Duarte, na expectativa de reforçar a votação dos comunistas, arredados dos órgãos municipais desde 2013. Neste particular a aposta vai sobretudo para a eleição do cabeça de lista à Assembleia Municipal, Lurdes Ribeiro.
Nas últimas eleições, a coligação PSD/CDS ganhou com 55,3% dos votos, mais 6002 votos que os socialistas. O Executivo é composto por nove membros, mas poderá baixar para sete (tudo depende do resultado dos Censos 2021). São seis elementos do PSD/CDS e três do PS. Na Assembleia Municipal, a Direita elegeu 16 deputados e o PS 11.