O PS denunciou, esta quinta-feira, a existência de falhas de segurança "gravíssimas" no mercado municipal de Braga e considerou que a obra, inaugurada no final de 2020, é um "péssimo exemplo" de reabilitação feita pela Câmara.
Corpo do artigo
Segundo o vereador Artur Feio, "existem elementos estruturais em frente a saídas de emergência", "não há qualquer boca de incêndio em toda a envolvente" e "não são percetíveis nem adequadas" as indicações de segurança existentes.
"Só podemos concluir que alguma coisa correu mal, que houve alguma incúria na forma como tudo isto foi tratado", apontou o socialista. O assunto será levado à próxima reunião de Câmara pelos vereadores do PS, que pedirão ao Município "que tome as devidas ações" para "resolver os problemas".
Artur Feio sublinhou que, apesar de a requalificação do mercado ter sido "uma das principais bandeiras" do executivo liderado por Ricardo Rio, o espaço "não cumpre a missão" para o qual foi feito e "precisa rapidamente de manutenção".
A posição do PS é refutada pela maioria que gere a Câmara Municipal de Braga (PSD-CDS). "A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil não encontrou quaisquer problemas", garantiu a vereadora Olga Pereira. Segundo a autarca, o mercado tem seis saídas de emergência e "existem duas" bocas de incêndio na envolvente do espaço. Sobre a manutenção, disse que a previsão é que seja realizada de dois em dois anos.