Câmara rejeita impactos negativos no comércio e São João.
Corpo do artigo
Os vereadores do PS na Câmara de Braga consideram que as obras na Avenida da Liberdade resultam de um projeto "sem planeamento nem debate", que não respeita a "raiz identitária" das festas de São João e que pode provocar "sérios impactos" no comércio local, nomeadamente com a perda de lugares de estacionamento.
"A Câmara não tem rumo, está a fazer obras porque estamos a chegar ao final de um ciclo político e é preciso de forma inebriada deixar marca e registo na cidade", criticou esta quarta-feira o vereador socialista Artur Feio, numa conferência de imprensa que serviu para o partido mostrar o seu "descontentamento" com a forma como as obras na avenida têm sido conduzidas.
Segundo o representante do PS, o projeto prevê um "anulamento de cerca de 100 lugares de estacionamento" ao longo de toda a Avenida da Liberdade, o que "afeta muito os comerciantes". "Além disso, a perceção popular é que há uma vontade de desenraizar a tradição e retirar daqui a festa de São João", disse Feio.
Contactado pelo JN, o presidente da Câmara, Ricardo Rio (PSD), afirmou que serão "sacrificados" 19 lugares de estacionamento, sublinhando que a obra assenta numa estratégia de "mobilidade suave" e com "menos carros".
Sobre a festa de São João, o autarca considera um "disparate" dizer-se que há uma intenção de deslocalizar a iniciativa. "Houve esse necessidade este ano, fruto das obras, mas no futuro não haverá qualquer impedimento", garantiu Rio.