PS leva vantagem para tirar Faro à Direita, Chega em terceiro mas afastado
Texto de Carla Soares e gráficos de Inês Moura Pinto
Corpo do artigo
O PSD corre o sério risco de perder a Câmara de Faro após 16 anos no poder. António Miguel Pina, que salta de Olhão para a capital algarvia, está bem posicionado para que a autarquia volte a ser socialista. Lidera a sondagem da Pitagórica para o JN, TSF, TVI/CNN com 31,6%, mas a vantagem é de apenas um ponto percentual. Surge taco a taco com o social-democrata Cristóvão Norte e há um empate técnico devido à margem de erro que deixa tudo em aberto. O mesmo estudo de opinião afasta da vitória o líder parlamentar do Chega, que fica em terceiro lugar com uma distância clara.
Perante a saída forçada de Rogério Bacalhau, que cumpriu o terceiro e último mandato que a lei permite, o PSD aposta agora no seu líder distrital, Cristóvão Norte, para cabeça de lista da supercoligação da Direita que reúne mais quatro partidos: CDS-PP, Iniciativa Liberal, PAN e MPT. Na sondagem junto dos eleitores de Faro, a candidatura "Faro Capital de Confiança" consegue 30,6%, já com distribuição dos indecisos. Porém, existe um empate técnico, uma vez que o intervalo superior de Cristóvão Norte (que tem entre 26,5% e 34,7%) ainda fica 7,2 pontos acima do intervalo inferior de António Miguel Pina (entre 27,5% e 35,7%).
Impulso das legislativas
O Chega, que espera capitalizar os bons resultados conseguidos em eleições legislativas, candidata Pedro Pinto, líder parlamentar desde 2022 que tem sido eleito pelo distrito de Faro. A sondagem deixa claramente o Chega no terceiro lugar da tabela com 20,9%. Nas legislativas de 18 de maio, este partido consolidou a liderança do distrito, com 33,9% dos votos. Porém, Faro foi um dos concelhos algarvios onde o partido de André Ventura não venceu, ficando em segundo lugar, embora colado à AD.
Na tabela de oito candidatos, o quarto lugar é para Duarte Baltazar da CDU, com 7,8% das intenções de voto. Seguem-se Adriana Marques Silva do Livre, com 2,1%; José Moreira do Bloco de Esquerda, com 1,9%; José Freitas de Oliveira do ADN, com 0,5%; e Pedro Oliveira do Volt também com 0,5%. Na sondagem da Pitagórica para o concelho de Faro, os indecisos correspondem a uma fatia de 26%.
Perdas para indecisos
A análise sobre a transferência de voto entre as autárquicas de 2021 e os resultados desta sondagem mostra que António Miguel Pina consegue segurar quase metade dos seus eleitores, e a AD conserva 42,3% do seu eleitorado. Os socialistas perdem mais terreno para os indecisos.
Nas últimas autárquicas, a coligação encabeçada por Rogério Bacalhau venceu com 47,8% dos votos e garantiu seis vereadores. O PS ficou longe de recuperar Faro, com 30,6% dos votos e três vereadores.
Já face às eleições legislativas deste ano, PS e AD seguram a maioria dos eleitores, apesar de também aqui perderem terreno para os indecisos. O Chega retém quase metade dos votantes das eleições para a Assembleia da República.
Na avaliação dos oitos protagonistas para as autárquicas do próximo dia 12, é do candidato do Chega, Pedro Pinto, que os eleitores de Faro se sentem mais afastados (38,1%).
Os inquiridos consideraram que António Miguel Pina é o candidato que tem maior preparação para o cargo (25,2%) e trouxe as melhores propostas nesta campanha (15,9%), sendo visto como aquele que vai ganhar (31%). Cristóvão Norte é o segundo no que toca à preparação (17,9%) e às melhores propostas (12,5%), ocupando a mesma posição na hora de prever quem vai vencer as eleições (23,8%).
Esquerda soma 43,4%
Se juntarmos as percentagens obtidas por PS, CDU, Livre e BE nas intenções de voto, a Esquerda consegue 43,4%, menos de metade. PSD e Chega representam 51,5%. Com o ADN, são 52%.
Idades e classes
António Miguel Pina destaca-se entre os mais velhos e a classe social D. Já Cristóvão Norte tem mais força entre as classes A/B e C1, bem como entre os mais jovens (dos 18 aos 34) e com idades entre os 45 e os 64 anos.
Coligação alargada
Em 2021, Rogério Bacalhau teve 48,7% numa aliança entre PSD, CDS, IL, MPT e PPM. Desta vez, o quinto partido é o PAN na candidatura "Faro Capital de Confiança" de Cristóvão Norte.
Ficha Técnica
Sondagem realizada pela Pitagórica para a TVI, CNN Portugal, TSF e JN, com o objetivo de avaliar a opinião dos eleitores recenseados no concelho de Faro sobre temas relacionados com as eleições autárquicas 2025. O trabalho de campo decorreu entre os dias 25 e 30 de setembro de 2025. A amostra foi recolhida de forma aleatória junto de eleitores recenseados no concelho de Faro e foi devidamente estratificada por género, idade e freguesia. Foram realizadas 983 tentativas de contacto, para alcançarmos 504 entrevistas efetivas, pelo que a taxa de resposta foi de 51,27%. As 504 entrevistas F2F recolhidas correspondem a uma margem de erro máxima de +/- 4,44% para um nível de confiança de 95,5%. A distribuição de indecisos é feita de forma proporcional. A direção técnica do estudo é da responsabilidade de Rita Marques da Silva. A ficha técnica completa, bem como todos os resultados, foram depositados junto da ERC - Entidade Reguladora da Comunicação Social que os disponibilizará para consulta online.