Para crianças, João Paulo Correia prevê aulas grátis de desporto e música, e um programa ocupacional nas pausas letivas e férias
Corpo do artigo
João Paulo Correia, candidato do PS à Câmara de Gaia, promete aos maiores de 65 anos o serviço "táxis saúde" para consultas e urgências, e a atribuição de um "vale farmácia" de 150 euros anuais que poderá ir até aos 250 em casos de necessidade extrema. Prevê também aulas gratuitas de natação, ciclismo e música dos cinco aos 10 anos, e um programa ocupacional nas pausas e férias do segundo ciclo.
Notando que muitas pessoas com mais de 65 anos que recorrem à linha SNS24 não têm como se deslocar ao hospital, João Paulo Correia propõe os "táxis saúde", com 12 viagens por ano no caso das consultas em centros de saúde, clínicas privadas ou hospitais. Ida e volta contam como duas viagens.
Grátis para urgências
Os utentes pagarão apenas dois euros pelas viagens, assumindo a câmara a restante despesa. E as idas às urgências serão gratuitas.
O "vale farmácia" tem um valor anual de 150 euros, que pode ser revisto e atingir 250. Será descontado nas farmácias aderentes para medicamentos, entre outros produtos.
Os idosos são também visados no alargamento da gratuitidade do Andante (até aos 30 anos e para maiores de 65, reformados e pensionistas), e do apoio ao arrendamento.
Dos cinco aos 10 anos, o PS prevê aulas grátis de natação, ciclismo e música. Inclui duas aulas semanais para cada área e pode abranger 17 mil crianças. A ideia é ter projetos-piloto no próximo ano letivo e a despesa pode atingir 1,2 milhões no seguinte.
Outra aposta é o programa ocupacional para pausas e férias do segundo ciclo, num universo de cinco mil alunos. No âmbito do "Gaia experimenta +", visa "colocar as crianças em contacto com experiências múltiplas, desde o desporto à físico-química", nota o candidato. Explica que funcionará nas escolas e "permitirá a conciliação entre vida profissional dos pais e calendários escolares".