Corpo do artigo
Presidente da Câmara do Bombarral há quatro anos, Ricardo Fernandes volta a ser o cabeça de lista dos socialistas em outubro. Com experiência anterior como deputado municipal eleito pelo PS, partido de que é militante, o farmacêutico, de 58 anos, conseguiu conquistar a autarquia ao PSD, há quatro anos.
O empresário Nuno Mota, de 55 anos, é a escolha do PSD para tentar recuperar a liderança do município. Presidente da Concelhia do PSD do Bombarral, na última corrida às autárquicas ia em segundo lugar na lista do PSD, pelo que foi eleito vereador, mas sem pelouros. Antes, foi vice-presidente de José Manuel Vieira, presidente entre 2013 e 2017, vereador a tempo inteiro entre 2009 e 2013 e adjunto do anterior presidente social-democrata, Luís Camilo Duarte, entre 2005 e 2009.
Presidente da Distrital de Leiria do CDS-PP, Rosa Guerra, 58 anos, volta a ser a candidata dos centristas à autarquia, onde exerce a função de vereadora desde 2013. A jurista é ainda membro da Comissão Política Nacional do CDS. Entre 2011 e 2017 presidiu à Concelhia do Bombarral.
Com experiência política anterior como deputado municipal do PSD, João Hermenegildo concorre às próximas autárquicas como cabeça de lista do Chega. O candidato é engenheiro civil e tem 55 anos.
Nas últimas eleições autárquicas, o PS elegeu quatro elementos com 48,9% dos votos, enquanto PSD e CDS-PP concorreram coligados e elegeram três vereadores. A CDU teve 7,8% e o MPT 1,3%. A percentagem de votantes foi de 56,7%.