Corpo do artigo
Em Montemor-o-Velho, Emílio Torrão candidata-se pelo PS para o terceiro mandato consecutivo na presidência do município. Licenciado em direito e com uma carreira na advocacia, está ligado ao poder político do concelho desde 2001.
Também advogada de profissão, Maria João Sobreiro é a candidata escolhida pela coligação PSD/CDS para recuperar a liderança da autarquia, perdida em 2013. Natural de Montemor-o-Velho, faz atualmente parte da Assembleia Municipal.
Pela CDU, apresenta-se como candidato Daniel Nunes. Aos 31 anos, o professor e produtor cultural é atualmente membro do Conselho Municipal da Juventude de Montemor-o-Velho. Daniel Nunes procura recuperar o mandato perdido pela coligação em 2017.
No último ato eleitoral, o PS venceu com 51,21% dos votos e conseguiu quatro mandatos no Executivo. A coligação PSD/CDS conquistou 32,66% e elegeu três. A CDU conseguiu 6,71%. O PDR candidatou-se a esta câmara e ficou com 3,13%. O BE foi a quinta força política do concelho, terminando com 1,40% dos votos.