
Segundo a proposta os táxis teriam permissão de circular no CAAQ da Avenida Fernão de Magalhães
Foto: Arquivo
Os vereadores do PS da Câmara do Porto vão apresentar uma proposta de recomendação para que os cerca de 700 táxis, que operam na Invicta, possam circular no Corredor de Autocarros de Alta Qualidade (CAAQ) da Avenida Fernão de Magalhães. Esta via dedicada, que substituiu a faixa Bus, diferencia-se por ser de uso quase exclusivo (frequentemente STCP), com paragens sobrelevadas e semáforos inteligentes.
Na proposta de recomendação, a que o JN teve acesso, o PS defende que "a exclusão dos táxis daquele percurso prejudica a imagem do serviço enquanto instrumento de mobilidade e transporte público e gera desconfiança entre os seus utilizadores".
Segundo os socialistas que integram o Executivo da Câmara do Porto, o impedimento aplicado aos táxis "aumenta significativamente as distâncias e os tempos de percurso", numa via urbana onde "uma parte substancial dos moradores têm idade avançada". Além disso, "contribui para o congestionamento do trânsito noutras artérias e para o aumento da pegada de carbono".
Esta recomendação seria acompanhada de uma monitorização do tempo despendido pelos autocarros naquele percurso, de forma a aferir a eventual necessidade de futuras correções. Foi ainda sugerida que as "novas decisões nesta matéria sejam sujeitas a debate público, com auscultação dos interessados, designadamente dos agrupamentos de táxis existentes na cidade".

