Corpo do artigo
Em 12 eleições autárquicas, o PSD só não venceu em 2005, quando o socialista Emílio Mesquita conseguiu conquistar o poder autárquico, com uma vantagem de apenas 29 votos. Foram quatro anos de interregno no poderio laranja, reassumido quatro anos depois, com 133 votos a mais que a lista rosa.
Este ano, e devido à lei da limitação de mandatos, Gustavo Duarte não pode ser cabeça de lista do PSD e cede o lugar de cabeça de lista ao atual vice-presidente João Paulo Sousa. O objetivo é alcançar a 12ª vitória para os sociais-democratas, embora no sufrágio de 1979 a tenha dividido com o CDS e o PPM no âmbito da Aliança Democrática.
O PS aposta em Vítor Sobral como cabeça de lista, nome ratificado pela Distrital da Guarda, depois de chamar a si o processo de escolha, em desacordo com a Concelhia Foz Côa, que tinha proposto o nome de Jorge Liça. Sobral é atualmente secretário executivo da Associação de Municípios do Baixo Sabor.
A CDU candidata a arqueóloga e técnica superior da Fundação Côa Parque Marta Mendes, de 50 anos, enquanto o Nós, Cidadãos! avança com o reformado José Lebreiro, de 77 anos, à liderança da autarquia foz-coense.