Com uma diferença de apenas quatro votos, o PSD, com António Bebiano como cabeça de lista, foi o partido mais votado nas eleições intercalares que este domingo se realizaram em Esmoriz, Ovar. Uma vitória tangencial em relação ao segundo mais votado, o Grupo de Independentes por Esmoriz, da antiga presidente Rosário Relvas. A abstenção chegou aos 60%.
Corpo do artigo
O PSD volta a ser a força política mais votada em Esmoriz, com a vitória das eleições intercalares que se realizaram em consequência da dissolução da assembleia de freguesia que ficou sem quórum após da renúncia dos eleitos pela coligação PSD/CDS e da maioria dos elementos da bancada PS, partido que teve, agora, uma derrota significativa.
"Agora é necessário trabalhar para recuperar a terra e o bairrismo de Esmoriz. Todos unidos a trabalhar em prol da cidade", afirmou à Rádio Voz de Esmoriz, o candidato vencedor.
"Vamos analisar os resultados e falar com as outras forças para ver que género de entendimento teremos", adiantou, ainda, quando questionado sobre a vitória alcançada sem maioria.
Satisfeito com os resultados estava também o cabeça de lista do Bloco de Esquerda, Carlos Ferreira, que conseguiu ter assento na Assembleia de Freguesia, ao conquistar o quarto melhor resultado destas eleições. "Temos propostas concretas do nosso programa que vamos defender", garantiu.
O Partido Socialista, que nas anteriores eleições venceu a Junta de Freguesia com Rosário Relvas, passou a ser a terceira força politica sendo o que mais votos perdeu.
O PSD obteve 1507 votos; O Grupo de Independentes Por Esmoriz (GIPE) - 1503; PS - 465; BE - 273; CDS PP - 134 e CDU - 128.
A abstenção foi a maior de sempre. Nas últimas eleições autárquicas chegou os 40%. Este doimingo rondou os 60%.