O candidato social-democrata à presidência da Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Araújo, quer acabar com o zonamento nos títulos da Guimabus e criar um passe único para toda a rede com um custo de 10 euros. O PSD quer aumentar o número de quilómetros da concessão para chegar a mais lugares e ter mais horários.
Corpo do artigo
Ricardo Araújo já tem as contas feitas: “O atual contrato de concessão prevê 3,6 milhões de quilómetros [por ano] e precisamos de mais 30%, ou seja, mais um milhão de quilómetros”. O PSD Guimarães fez a comparação com Braga, que tem uma concessão com 6,2 milhões de quilómetros e com Famalicão, “que sendo um concelho mais pequeno”, tem um contrato para 3,9 milhões de quilómetros e concluiu que a quilometragem atribuída à Guimabus não é suficiente.
O aumento da quilometragem permitiria aumentar a frequência das carreiras, nomeadamente em horários noturnos e ao fim de semana, mas também alargar a rede a freguesias onde atualmente não chega: Castelões, Arosa, Donim, Serzedo ou Infantas. Ricardo Araújo pretende também renegociar os contratos de concessão que levam a que nos pontos onde as redes da Guimabus e da Ave Mobilidade se sobrepõem o serviço não seja prejudicado.