Corpo do artigo
Presidente da Câmara de Castanheira de Pera desde 2017, a independente Alda Correia de Carvalho volta a ser a escolha do PSD como cabeça de lista nas autárquicas. Descontente com a escolha, a Comissão Política Concelhia, liderada pelo seu vice-presidente, João Graça, demitiu-se. O protesto deve-se ao facto de os órgãos nacionais do PSD terem ignorado a indicação de Luís Oliva, presidente do Conselho de Administração da Ribeirapera - Sociedade para o Desenvolvimento de Castanheira de Pera, para substituir Alda Correia de Carvalho na corrida autárquica, apesar de Oliva ter sido aprovado por unanimidade, em reunião da Concelhia.
Empresária e ex-bancária, Alda Correia de Carvalho foi a primeira mulher a ser eleita presidente do concelho localizado no norte do distrito de Leiria e conquistou uma autarquia que era, até então, bastião socialista. Para lhe fazer frente, o PS escolheu António Antunes, engenheiro civil de 42 anos, que preside à Comissão Política Concelhia. Apesar de ser vereador, é a primeira vez que concorre como cabeça de lista. Até ao momento, desconhecem-se os candidatos dos outros partidos.
O executivo municipal é constituído por três elementos do PPD-PSD e dois do PS. Os sociais-democratas conquistaram 47,5% dos votos e os socialistas 43,8%. O CDS-PP obteve apenas 4,5% dos votos e o PCP-PEV 1,1%. A percentagem de votantes foi de 72,3%.