Corpo do artigo
Depois de ter anunciado, em novembro, que não se iria candidatar nas próximas eleições por "razões pessoais", Célia Marques deixa a presidência da Câmara de Alvaiázere, no final deste mandato. Para substituir a arquiteta, eleita como independente nas listas do PSD, os sociais-democratas escolheram como cabeça de lista João Guerreiro, de 42 anos, licenciado em Organização e Gestão de Empresas, que não integra o atual executivo.
Já os socialistas voltam a apostar em Carlos Dinis Simões, de 54 anos, economista, para encabeçar a lista do concelho do norte do distrito de Leiria. O candidato exerce as funções de vereador na Autarquia, sem pelouros.
A CDU escolheu o independente Pedro Alves, 61 anos, para concorrer à liderança da Autarquia. Dirigente do Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas, trabalha na Biblioteca do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
António Cardo, 54 anos, também entrou na corrida à Autarquia, em representação do movimento independente Vamos Alvaiázere! Musicólogo e professor do ensino superior e artístico especializado, não tem experiência política anterior, o que considera ser vantajoso. "Estamos desprendidos de pressões e de interesses", observa ao JN.
Já o Chega apresenta como cabeça de lista Rui Fernandes, 29 anos, vice-presidente da Comissão Política Distrital de Leiria. Sem experiência política anterior, o candidato é empresário e reside em Leiria.
O CDS-PP não apresentou candidato.
Nas últimas autárquicas, o PPD-PSD elegeu três elementos e o PS dois vereadores. Os sociais-democratas obtiveram 50,4% dos votos e os socialistas 32,4%. O CDS-PP teve 12,4% dos votos e o PCP-PEV 1%. Foram às urnas 65,3% dos eleitores.