Corpo do artigo
Líder da bancada do PSD na Assembleia Municipal de Óbidos, Filipe Daniel, 41 anos, foi o cabeça de lista escolhido pelos sociais-democratas para se candidatar à Câmara Municipal, liderada pelo PSD há 16 anos. Tal como o atual presidente da autarquia, Humberto Marques, que vai sair ao fim de cumprir dois mandatos, Filipe Daniel é engenheiro agrónomo. Preside ainda à Associação de Regantes.
Já o PS vai apostar em Paulo Clemente Gonçalves, 55 anos, para concorrer à presidência. Vereador na autarquia, desde 2017, eleito nas listas do PS como independente, o candidato é professor de Educação Física. Antes, foi chefe de gabinete do então presidente da Câmara da Marinha Grande, Álvaro Pereira, e delegado regional do Instituto Português da Juventude de Leiria.
"Pela Transparência e Participação" é o lema da campanha eleitoral do Bloco de Esquerda, que apresenta como cabeça de lista o independente João Paulo Cardoso, 62 anos. Técnico de Justiça Principal no Ministério Público do Tribunal de Caldas da Rainha, o candidato é licenciado em Direito e reside no concelho vizinho, das Caldas da Rainha.
O Executivo é constituído por quatro elementos do PSD e três do PS. Nas últimas autárquicas, os sociais-democratas obtiveram 48,5% dos votos, os socialistas 35,5%, o PCP-PEV 5,8%, o BE 3,4 e o CDS-PP 1,6%. Votaram 58,3% dos eleitores do concelho.