PSD quer saber quanto paga a IP por renda de edifício que vendeu em Vila Real
O PSD quer que a Infraestruturas de Portugal (IP) esclareça quanto paga de renda por permanecer num edifício em Vila Real, que vendeu a uma empresa por 2,65 milhões de euros em 2015.
Corpo do artigo
O antigo parque de máquinas e o edifício da sede dos serviços da Gestão Regional Norte das Estradas de Portugal, localizados em Vila Real, foram leiloados e arrematados por 2,65 milhões de euros por uma empresa de móveis.
8963560
Na altura, a IP anunciou que planeava a transferência dos seus serviços ali localizados para a antiga estação de comboios. No entanto, dois anos depois deste negócio, os serviços da IP, em Vila Real, ainda se mantêm instalados neste mesmo local.
Os deputados do PSD questionaram o presidente da Infraestruturas de Portugal, através da Assembleia da República, sobre os custos que representa para a empresa pública a permanência num espaço de que já foi proprietária.
No documento, entregue por Luís Leite Ramos, Luís Pedro Pimentel, António Costa Silva, Joel Sá, Paulo Rios de Oliveira, Emídio Guerreiro, Fátima Ramos e Cristóvão Norte, e a que a agência Lusa teve acesso, o PSD pergunta "qual o valor pago a título de renda mensal pela permanência naquelas instalações" e "qual o montante acumulado já pago em rendas por essa prolongada permanência naquelas instalações que era suposto entretanto abandonar".
Os parlamentares questionaram ainda a IP sobre "quanto tempo vai continuar a manter-se nas atuais instalações" e sobre "qual a solução em estudo para a relocalização dos serviços".
Contactada pela Lusa, a IP confirmou que os seus serviços em Vila Real "ainda se mantêm instalados no mesmo local", mas não adiantou valores da renda.
Esta terça-feira, o "Jornal de Notícias" revela a IP paga uma renda mensal de 5.000 euros à empresa a quem vendeu o edifício.
Na resposta à Lusa, a IP referiu ainda que "o custo de investimento necessário para a infraestruturação do espaço da estação ferroviária, tendo em vista a albergar todas as equipas da IP, revelou-se inviável".
Por causa disso, ali apenas se encontra uma instalação de apoio à gestão da infraestrutura rodoviária (armazém, para depósito de sal e parqueamento de viaturas).
A fonte adiantou ainda que "o projeto que a IP está a desenvolver para o local da estação vai ao encontro do projeto de remodelação de toda esta área que está a ser desenvolvido pelo município de Vila Real, e que envolve novos ajardinamentos, arruamentos e acessibilidades".
"O objetivo final é recuperar e valorizar o património afeto ao antigo complexo ferroviário da zona da Estação de Vila Real, adequando-a a novos usos e funcionalidades", referiu.
O edifício da estação poderá ser concessionado para a instalação de uma unidade hoteleira.