Um dentista, uma advogada, dois presidentes de junta, uma professora e um economista - eis a lista que vai acompanhar Ricardo Araújo na candidatura à Câmara de Guimarães.
Corpo do artigo
Eduardo Leite, Vânia Dias da Silva, Constantino Veiga, Alberto Martins, Isabel Ferreira e Amadeu Castro, são os nomes escolhidos por Ricardo Araújo para (por ordem) protagonizarem a candidatura da coligação PSD/CDS à Câmara Municipal de Guimarães. Da lista de vereadores da coligação, além do próprio Ricardo Araújo, só se mantém Vânia Dias da Silva, vereadora do CDS. Saem Bruno Fernandes, candidato à Câmara, em 2021, e Hugo Ribeiro, que se demitiu da vice-presidência da Concelhia social-democrata na sequência da não indicação de André Coelho Lima para as listas de candidatos a deputados, nas legislativas de 2024.
A segunda posição é ocupada pelo independente Eduardo Leite, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães e médico dentista. Vânia da Silva (CDS) vai na terceira posição: foi deputada à Assembleia da República, subsecretária de Estado e é professora do ensino superior. O quarto lugar é ocupado por Constantino Veiga: foi presidente da Junta de Freguesia de Caldelas (2005-2017), é licenciado em Arquitetura e professor do 2º ciclo na EB 2,3 de Ronfe. Na quinta posição surge o presidente da Junta de Freguesia de São Torcato e vice-presidente da Associação Vimaranense de Hotelaria, Alberto Martins.
Irmã de uma vereadora socialista
O sexto lugar é preenchido por Isabel Ferreira, irmã da atual vereadora socialista Sofia Ferreira (são filhas do ex-presidente da Câmara socialista Manuel Ferreira). Isabel Ferreira é professora adjunta na Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave e Diretora da Licenciatura em Gestão Pública e do Mestrado Profissional em Gestão Digital para Serviços Públicos. Em sétimo lugar aparece Amadeu Castro, economista e pós-graduado em Finanças, presidente da JSD Guimarães.
“A lista que hoje anunciamos é formada pelos melhores e representa uma candidatura plural e aberta, que conta com independentes, e que não se fecha dentro das fronteiras do partido. É esta capacidade de reunir talento, vindo de diferentes experiências e percursos, que permitirá fazer mais e melhor por Guimarães”, referiu o candidato do PSD/CDS à presidência da Câmara de Guimarães.
O sétimo lugar é ocupado por Amadeu Castro, Presidente da JSD Guimarães, Pós-Graduado em Finanças, vice-Presidente do Núcleo de alunos de Economia da Universidade do Minho (2019-2020), economista e membro da Direção do GDRC Os Sandinenses.