
Taxa do IMI em Gaia mantém a taxa de 0,36%
Foto: Pedro Correia
A coligação que junta PSD/CDS-PP/IL, e é liderada por Luís Filipe Menezes, aprovou a manutenção do IMI em Gaia, na taxa de 0,36% para 2026, contando também com o voto do Chega. O PS, que defendia a descida do IMI para a taxa mínima, decidiu-se pela abstenção na reunião camarária desta terça-feira à tarde.
Em relação ao IRS, a coligação que ganhou as eleições autárquicas e o Chega aprovaram a subida para 3%, tendo o PS, que defendida uma taxa de 2,5%, votado contra.
Nos dias que precederam esta reunião, o PS havia lançado um comunicado, justificando que tendo a gestão socialista de 2024/25, até novembro último, deixado uma "herança de boas contas e uma situação financeira positiva", o caminho seria "a continuidade da descida dos impostos". Entre outros pontos, o comunicado dava conta que "o Município terminou o exercício de 2024 sem qualquer pagamento em atraso, mantendo esse registo durante os nove meses de 2025".
Ainda no âmbito da reunião desta tarde, foi aprovado o aumento do tarifário do parque de estacionamento da Ponte Luís I durante o mês de dezembro, tendo o concessionário alegado o aumento dos custos com a manutenção. A proposta foi aprovada, com a abstenção do PS.
