Uma psicóloga que trabalhava como voluntária em escolas da Lourinhã acusa a direcção do agrupamento de favorecimento, ao contratar para exercer as mesmas tarefas de forma remunerada o psicólogo Miguel Carvalho, filho da ministra da Saúde.
"Suspeito que haja favorecimento por ele ser filho da ministra", disse à agência Lusa a psicóloga Raquel Mendes, também presidente da Associação Novos Sábios, que presta apoio psicológico a baixos custos.
Miguel Carvalho e o director do Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente, Pedro Damião, recusaram as acusações.
"De início nem sabia que era filho da ministra, mas mesmo que conhecesse seria a minha escolha porque ele tem o perfil que se enquadra no projecto de escola que defendo", explicou Pedro Damião, que é desde Junho director do agrupamento.
"Recuso cabalmente essa associação, porque o meu percurso profissional tem sido construído por mim", disse por seu lado Miguel Carvalho, esclarecendo que teve de "abandonar alguns projectos para aceitar o convite".
Raquel Mendes explicou que há três anos, quando pertencia à associação de pais, começou a colaborar como voluntária para dar três horas semanais de apoio psicológico. "Havia a ideia de que, se houvesse possibilidade, seria remunerada" pelo agrupamento, acrescentou, criticando ainda que outro técnico tenha sido contratado "às escondidas".
O director do agrupamento justificou que "não havia qualquer vínculo" laboral e as promessas de uma eventual remuneração foram feitas pela anterior direcção. E explica que, desde que passou a ser director, teve como objectivo contratar um psicólogo: "Temos muitos pedidos de avaliação psicológica por parte dos professores quando detectam problemas", justifica.
A legislação permite aos directores das escolas contratarem assessores técnicos pedagógicos para diversas áreas, uma das quais a psicologia. "Até cinco mil euros por ano posso fazer contratações por ajuste directo simplificado, o que significa que não é necessário concurso, nem contrato ou publicitação", esclareceu.
"Em 2006 estive a dar aulas na Escola de Serviços e Comércio do Oeste, onde ele era psicólogo a tempo inteiro, fui-me apercebendo do seu trabalho e foi por essas referências que o contratei", diz.
