Mais de mil alunos do ensino secundário vão visitar a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica, no Porto, a partir desta quarta e até sexta-feira. A 32.ª edição da Semana Aberta da instituição permitirá aos estudantes participar em diversas experiências.
Corpo do artigo
"Telhados verdes: aproveitamento da água da chuva nas cidades", "Biomateriais no combate às feridas crónicas", "O segredo da frescura das pastilhas de mentol" ou "Padaria tradicional: leveduras em ação" são alguns dos nomes mais chamativos entre as várias experiências disponíveis.
A importância da água, o aproveitamento de resíduos para criação de novos alimentos e medicamentos, as causas e efeitos da poluição e a descoberta de soluções para cuidar de feridas crónicas são outros temas que servem de mote para as experiências organizadas.
A iniciativa anual repete-se desde 1992 e "todos os alunos dos cursos de ciências e tecnologias são bem-vindos", como divulgado pela instituição em comunicado de Imprensa. Os interessados podem participar, sem custos, com as suas escolas secundárias ou a título individual. Na edição deste ano são esperados mais de mil visitantes.
Os três dias de portas abertas na Escola Superior de Biotecnologia reservam 30 experiências que promovem o contacto próximo com diversos ramos da ciência. As atividades preparadas pelos investigadores, professores e estudantes da Escola Superior de Biotecnologia vão da microbiologia ao ambiente, passando pela bioengenharia, a inteligência artificial, a nutrição ou a transformação social.
Os alunos vão poder visitar laboratórios de investigação e conhecer projetos em curso na instituição, para perceber um pouco da realidade vivida nas licenciaturas em Bioengenharia, Ciências da Nutrição, Ciências e Sociedade e Microbiologia, ou até nos mestrados, doutoramentos e pós-graduações da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa.
A diretora da Escola de Biotecnologia, Paula Castro, sublinha que a iniciativa "procura ser um momento de grande abertura do ensino superior ao ensino secundário". "Pretendemos contribuir para a literacia científica demonstrando de uma forma rigorosa, mas desconstruída e por vezes divertida, que a ciência contribui decisivamente para a nossa saúde e bem-estar", assinala.
Todas as informações estão disponíveis na plataforma online da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa.