Apresentador Jorge Gabriel é uma das 14 pessoas em quarentena após férias no Porto Santo
Catorze pessoas estão em quarentena, 11 das quais no Porto Santo, depois de terem contactado com uma visitante que esteve na ilha e acusou positivo após o regresso ao continente. O apresentador de televisão Jorge Gabriel é uma delas.
Corpo do artigo
O apresentador da RTP Jorge Gabriel é uma das pessoas que iniciou na terça-feira um período de quarentena "devido ao facto de ter estado em contacto, no Porto Santo, com uma pessoa a quem foi diagnosticada a covid-19", anunciou a RTP em comunicado.
"Estou ótimo, sem problema algum", afirmou Jorge Gabriel num vídeo partilhado no Instagram, revelando que está de quarentena em casa, em Lisboa, depois de ter estado em contacto com uma amiga que foi diagnosticada, já no continente, com covid-19. O apresentador disse ainda que fez um teste, cujo resultado foi negativo, mas isso não quer dizer que não possa estar infetado. "Por causa disso, estou em casa nas próximas duas semanas pelo facto de o teste não dar uma resposta 100% real aos dias anteriores que eu vivi".
https://www.instagram.com/p/CEUxr-ygVCb/
No vídeo, Jorge Gabriel esclareceu que a amiga já estava "adoentada" durante as férias e quando voltou para o continente fez o teste, que deu positivo. "Evidentemente que todas as pessoas com quem ela tinha contactado nas últimas horas, dias, que era o meu caso, foram imediatamente confinadas".
"Não existe qualquer caso positivo no Porto Santo", declarou na terça-feira a mesma fonte do Instituto da Administração de Saúde da Madeira (IASAÚDE).
A mesma fonte adiantou que a autoridade regional de saúde da Madeira teve conhecimento da existência de "uma pessoa que esteve nas últimas semanas de férias no Porto Santo e apresentou hoje um resultado positivo ao teste no continente".
12554598
"Catorze pessoas que são próximas a este caso positivo estão em isolamento e aguardam o resultado do teste", indicou.
Quanto ao caso positivo, a mesma fonte referiu tratar-se de "uma mulher do continente português" que "chegou com resultado negativo ao Porto Santo" e esteve "num alojamento privado" durante a permanência na ilha.
Estão "identificadas 11 pessoas no Porto Santo que tiveram proximidade ao caso positivo, que estão em quarentena, a maioria é do continente e também estava de férias no Porto Santo", acrescentou.
A fonte do IASAÚDE assegurou que "todas as pessoas que tiveram contacto fizeram já os testes" e os "resultados deverão ser conhecidos na quarta-feira de manhã".
O boletim epidemiológico divulgado na terça-feira por este instituto referia que a Madeira não registou casos de covid-19 nas últimas 24 horas, e assinalou 11 recuperados, reduzindo o número de infeções ativas para 24 e destacando que três doentes tiveram alta hospitalar.
A região contabilizava na terça-feira um total de 118 casos recuperados de covid-19, mantendo-se o total cumulativo de 142 casos positivos, dos quais 24 estão ativos, dos quais 23 são casos importados identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira e apenas um de transmissão local.
"Relativamente ao isolamento dos casos positivos, 18 pessoas cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada e seis em alojamento próprio", esclareceu o IASAÚDE no comunicado.
O comunicado acrescentou que os três doentes que se encontravam hospitalizados (na Unidade de Internamento Polivalente dedicada à covid-19 e na Unidade de Cuidados Intensivos) encontram-se recuperados e tiveram alta para o domicílio.
Na terça-feira, foram ainda identificadas duas situações de viajantes que se encontram em estudo pelas autoridades de saúde, sustentava o boletim epidemiológico da região.
No contexto da operação de rastreio de viajantes nos portos e aeroportos da Madeira e do Porto Santo, em vigor desde 1 de julho, há a reportar um total cumulativo de 38.075 colheitas para teste ao novo coronavírus realizadas até às 17 horas de terça-feira.
"À data, 18002 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da região, com recurso à aplicação 'MadeiraSafeToDiscover', 7506 destas pessoas estão em vigilância ativa", assinalou o IASAÚDE.
Em Portugal, morreram 1805 pessoas das 55912 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.