Quase 13 mil pessoas visitaram, nos primeiros cinco dias, o navio-escola Sagres, que está atracado no Cais do Sal, junto à antiga lota, em Aveiro. A embarcação da Marinha está disponível para visitas gratuitas até à próxima segunda-feira, dia 20 de maio, ao abrigo das celebrações do Dia da Marinha.
Corpo do artigo
De acordo com informações da Marinha ao JN, desde que o navio-escola abriu a visitas em Aveiro, a 13 de maio, até esta sexta-feira, já passaram pela embarcação 12.926 pessoas. No interior pode-se descobrir a história do navio, que foi construído na Alemanha, em 1937, e incorporado na Marinha portuguesa em 1962. Desde então, o Sagres funciona como navio-escola, contribuindo para a formação de cadetes da escola naval e apoiando a política externa do país.
A possibilidade de subir a bordo do Sagres é uma das várias iniciativas que assinala em Aveiro, Capital Portuguesa da Cultura, o Dia da Marinha. Na quinta-feira foi inaugurado um monumento alusivo a esta celebração. Hoje, a partir das 21.30 horas, decorre um concerto da Banda da Armada com a participação do cantor Fernando Daniel, na Praça Marquês de Pombal. Até dia 20 de maio haverá batismos de mergulho e de mar, exposições, concertos e outras atividades gratuitas por toda a cidade.
No domingo, o Cais da Fonte Nova acolhe as celebrações do Dia da Marinha 2024. Pelas 12 horas decorre a cerimónia militar, seguindo-se o desfile das Forças em Parada e Demonstração Naval.
Por causa da preparação destas ações, o trânsito na rua Cais da Fonte Nova está interdito até ao final do dia de domingo. Amanhã e domingo, das 8 horas às 15 horas, o acesso às ruas José Afonso, Dr. Manuel Soares, D. Carlos I e Rua Carlos Silva Melo Guimarães também estará interdito. A Câmara indica que o acesso à Fonte Nova deverá ser feito através da Avenida Francisco Sá Carneiro e Rua Manuel J. Braga Alves.