Quase todos os idosos do lar da Misericórdia de Carregal do Sal infetados com covid
Vinte e sete dos 33 utentes do lar de idosos da Santa Casa da Misericórdia de Carregal do Sal estão infetados com covid-19. Metade dos funcionários também contraiu a infeção.
Corpo do artigo
O surto foi detetado na passada quarta-feira, quando uma cozinheira começou a apresentar sintomas. A funcionária fez um teste rápido que deu positivo, obrigando à realização de testes a todos os idosos e trabalhadores do lar.
Dos 33 utentes, 27 testaram positivo, um inconclusivo e os restantes cinco negativo.
"Os idosos estão minimamente aceitáveis. Estão estáveis e têm sintomas: perda de apetite, mais sede e um ou outro tem febre", adiantou ao JN fonte da instituição social.
Para o Hospital de Viseu foram transportados três utentes, entre os quais uma mulher, com 101 anos. Um idoso, que se encontra infetado, também foi internado na unidade hospitalar, mas por ter sofrido uma queda.
Metade dos funcionários do lar também testou positivo ao novo coronavírus. Dos 22 trabalhadores, 14 estão infetados. "A assistência aos idosos está assegurada", estando a ser prestada por quem testou negativo.
"A situação está controlada", precisou a mesma fonte, acrescentando que este caso está a ser "orientado" e tratado em articulação com a Segurança Social, autoridades de saúde, Centro de Emprego e Proteção Civil municipal, entidades que estão a tentar "arranjar uma solução" para ajudar a Santa Casa de Carregal do Sal a enfrentar o surto.
Os idosos e os funcionários do lar estavam vacinados contra a covid-19 desde o início do ano.