Centenas de aficionados estão concentrados junto à arena amovível instalada na freguesia de Darque para o regresso das touradas de agosto, este domingo à tarde, à cidade de Viana do Castelo, apesar das visíveis dificuldades de circulação no local.
Corpo do artigo
Fonte do comando a PSP de Viana do Castelo explicou à agência Lusa que a circulação na rua de acesso aos terrenos privados onde foi instalada a arena vai continuar a fazer-se nos dois sentidos, conforme determinação municipal, que contesta a realização desta tourada, cujo início está agendado para as 17 horas.
A rua em causa não permite o cruzamento de duas viaturas ligeiras e a Câmara - que desde 2009 se declarou antitouradas - alegou a falta de condições de segurança, nomeadamente acessos de emergência, para indeferir, por duas vezes, a instalação desta arena amovível, com capacidade para 3300 pessoas, naquele local.
A realização do espetáculo, em que são esperados mais de 2900 espetadores, é o segundo no espaço de cinco anos e, tal como em 2012, acontece porque o Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga aceitou uma providência cautelar apresentada pela "Prótoiro", que organiza a tourada.
O mesmo tribunal recusou sexta-feira uma outra, interposta pela Câmara, que alegava as dificuldades de acessibilidade ao local que seriam provocadas pela realização desta tourada, nomeadamente em caso de emergência.
A organização queria manter apenas um sentido nesta rua, mas essa pretensão foi sempre recusada pelo município, por entender que afetava o acesso a mais de 200 habitações.
Também vários ativistas dos direitos dos animais já estão concentrados, em protesto contra esta tourada, a cerca de 300 metros da arena.