<p>A autarquia da Figueira da Foz e os quatro clubes de serviços da cidade vão promover, a partir desta quarta-feira, um projecto de solidariedade que pretende recolher mobílias e distribuí-las a 40 famílias carenciadas.</p>
Corpo do artigo
O projecto, intitulado "Seja Solidário, Conforte um Lar", prolonga-se por quatro dias e pretende recolher móveis, electrodomésticos e outros acessórios, disponibilizados pelos munícipes.
"O bem-estar destas famílias não passa só por uma habitação condigna. Estamos a falar de pessoas muito carenciadas que necessitam de um conjunto de bens necessários a um mínimo de conforto", disse ontem Teresa Machado, vereadora da Acção Social da Câmara Municipal da Figueira da Foz.
Camas, colchões, frigoríficos, televisões e fogões, entre outros, são alguns dos bens que os promotores esperam vir a recolher.
A iniciativa de juntar num mesmo projecto os quatro clubes de serviço - Lions Club da Figueira da Foz, Lions Club de Santa Catarina, Rotary Clube e Kiwanis - partiu da Câmara Municipal e é classificada de "inédita" pela vereadora.
"Os clubes de serviço têm um mesmo objectivo mas, no início de cada ano, apresentam planos de actividades diferentes e cada um trabalha para seu lado. Propusemos uma acção conjunta, foi aceite e vai repetir-se anualmente", explicou.
Nesse âmbito, os serviços camarários identificaram 40 famílias necessitadas, maioritariamente residentes em bairros sociais da área urbana da Figueira da Foz, destinatários dos bens recolhidos.
Os elementos dos quatro clubes de serviço vão estar entre amanhã e sábado numa tenda erguida para o efeito na Praça da Europa, fronteira aos Paços do Concelho, onde cada interessado se poderá dirigir.
Caso os bens a doar sejam volumosos, a Câmara Municipal da Figueira da Foz disponibiliza aos interessados um serviço de recolha e transporte.
De acordo com a vereadora da Acção Social as primeiras entregas serão realizadas durante a tarde de sábado, numa cerimónia pública, e as restantes ao longo da semana seguinte pelos serviços da autarquia.