Quatro gatos foram resgatados pelos bombeiros do violento incêndio que destruiu um prédio devoluto no centro da Trofa, ao final da noite desta quinta-feira. O fogo foi combatido por cerca de 30 operacionais de cinco corporações.
Corpo do artigo
Foi num instante que as chamas se agigantaram e engoliram todo o interior de madeira e o telhado do edifício onde em tempos funcionou o armazém de tecidos Tropical e que estava devoluto há mais de uma década. Situado no Largo D. Afonso Henriques, conhecido como Largo do Carioca, junto à Alameda da Estação, no centro da cidade, o incêndio alarmou a vizinhança devido à intensidade das chamas e ao fumo.
O alerta foi dado pouco depois das 22.30 horas, e para o local foram acionados 27 operacionais e 13 viaturas das corporações de bombeiros da Trofa, Famalicão, Santo Tirso, Tirsenses e Vila das Aves. A GNR também mobilizou vários militares para o local, tendo sido ainda acionada a PJ, que vai investigar as causas do incêndio.
Segundo o JN apurou, quando o fogo deflagrou encontravam-se dois homens, que serão toxicodependentes, no interior do prédio, onde seria habitual pernoitarem. Ambos conseguiram escapar das chamas.
De acordo com o 2º comandante dos Bombeiros da Trofa, Filipe Coutinho, o incêndio foi dado como extinto cerca das 1.10 horas desta sexta-feira, seguindo-se as operações de rescaldo. Ao JN, o operacional referiu que a principal preocupação foi conter o fogo, evitando que se propagasse a imóveis contíguos. “A casa ao lado também é em madeira e está devoluta, mas a seguir há uma casa habitada e um café [o Ferrovia]”, referiu Filipe Coutinho, lembrando que esta “é uma zona urbana, e podia haver projeções”.